Comunicação

O valor da comunicação nas empresas

Atualmente, quantas vezes já ouvimos falar que "estamos na era das informações"? Aí vem a pergunta: De que adiantam ter tantas ou todas as informações se não sabemos comunicá-la corretamente?

Nas empresas podemos ver tudo isto perfeitamente. Por que as informações não percorrem os departamentos de nossa empresa se temos todas as informações dos produtos, serviços e necessidades dos clientes? Por que não estamos prestando um bom serviço, apresentando um bom produto ou atendendo as necessidades de nossos clientes? A razão de tudo isso está no fluxo da comunicação dentro da nossa empresa.
Quantas e quantas vezes vemos pessoas ocupando cargos importantes dentro de uma empresa, mas totalmente desatualizadas. Quando se apresenta a elas ferramentas modernas e necessárias como intranet, sites, emails etc, não sabem utilizar da forma correta e até resistem a utilização deles.

A importância da comunicação nas empresas

Mesmo nos dias atuais, apesar das inúmeras formas de se obter informações e conhecimentos, nem sempre nos comunicamos. Comunicação não é o mesmo que informação e nas empresas não é diferente.
Muitas informações são geradas e impactam na vida dos funcionários, mas nem sempre causam mudanças, ou ainda, causam confusão  se divulgadas de forma inadequada. Há também informações que sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a verdadeira importância da comunicação.

Mas o que é Comunicação Interna?

Comunicação Interna são as interações entre os processos. Ela é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, os acontecimentos, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.

Mas qual a importância da comunicação interna?

- Os funcionários são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa estarão. A comunicação amplia a visão do empregado, melhorando sua percepção do processo. O funcionário que sabe o que seu trabalho representa na organização, a importância das tarefas que realiza, o que produz, o fará com mais eficiência.
- Os empregados são os maiores "porta-vozes" da organização onde trabalha. Sua opinião vale muito para quem está no lado de fora. Ele é o maior propagandista da empresa. Funcionários descontentes, mal informados, geram inúmeros prejuízos à empresa. É fácil acreditar no que eles dizem, afinal de contas, eles estão no convívio lá dentro.
- Toda empresa está dentro de um mercado extremamente competitivo com o aumento das novas tecnologias. A comunicação interna tem a função valiosa, no sentido de circular informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da empresa e, acima de tudo, capacitar os funcionários para novos desafios.

O processo de comunicação interna precisa ser valorizado, assim como os canais que ele dispõe (jornal, boletim, intranet, mural etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpra sua missão de integrar todo o quadro da organização. Comunicar é bem mais que informar, é envolver a todos. E nisto, todos os empregados possuem seu valor e atuam de forma a tornar uma organização bem informada ou não.

Quantas empresas que fazem contratações de colaboradores ou até mesmo pessoas de cargos importantes sem visão nenhuma da capacidade que ela terá na integração com a equipe de trabalho e a facilidade em interagir com a comunicação? Poucas, não são?