Projeto Qualidade - Sistema de Gestão da Qualidade

Gostou dos artigos?

 

   

 

Fluxograma

Definição
Representação gráfica das diversas etapas que constituem um determinado processo.

Objetivo
Apresentar uma visão global do processo e permitir visualizar como as várias etapas deste processo estão relacionadas entre si.

 

Continue Lendo

 


Estando além das expectativas

técnica dos 5 porquês

Normalmente as organizações dificultam todo o processo de excelência que seus produtos e também o processo tem a capacidade de ter.
Algumas por não terem pessoas aptas a desmembrar inúmeras possibilidades que que é capaz, outras por comodismo e desinteresse que alguns níveis de hierarquia.

Tirando esta segunda opção dos comentários, empresas que vivem atrás da excelência, mesmo ainda não tendo seu pessoal totalmente apto, estão sempre sendo uma empresa com diferencial no mercado.

A excelência não é um padrão impossível de se obter, requer sim uma união de todos e um empenho constante em qualquer detalhe de seu trabalho. É um empenho árduo que só a prática constante se consegue alcançar o objetivo.

Fiz abaixo um esboço em modelo de Diagrama de Ishikawa com os M's do seu processo de atividades que se fazem necessário para poder atingir a excelência.
Pegue este modelo e trabalhe em seu dia a dia e no mínimo, tenha a certeza que estará em um nível muito superior ao seu atual.

E quando imaginar que chegar à excelência é algo muito difícil, grave este vídeo abaixo em sua mente e imagine o quando de dedicação, esforço e disciplina foi necessário para se chegar à esta excelência!

 

Se dedique e tenha grandes resultados!



Crescimento do site

Crescimento do site

Mês a mês desde fim de Outubro quando deixei o site Quality Planilhas e coloquei no ar este site, tem sido cada vez maior as visitas que recebo diariamente. Isto se deve a confiança que todos tem pelas informações que coloco disponível através de minhas próprias experiências. Nada aqui é colocado imaginando uma situação, são informações, planilhas e dashboards que a prática do meu trabalho as faz eficazes.

Planilhas que procuro deixá-las mais funcionais possíveis e dashboards com grande qualidade utilizando recursos que ajudam muito nos resultados, e algum destes recursos que somente eu utilizo e não encontram em nenhum outro lugar do Brasil. A todos que adquirem as planilhas são sempre entregues no mesmo dia e sempre tirando dúvidas posteriores.

Destalhes estes que pratico e consequentemente fazem esta confiança aumentar a cada dia.

Espero que este número cresça ainda mais e que também me ajudem a torná-lo conhecido me indicando aos seus amigos e contatos.

Adquira com quem sabe na prática que as planilhas terão eficácia!

Obrigado pelas visitas!

 


Já ouviu falar da técnica dos 5 porquês?

técnica dos 5 porquês

Acredito que muitos não, há pessoas que sequer conseguem enchergar problemas no processo e tirar a corda do pescoço da empresa.

 

Algo que vemos na Gestão de empresas são 3 tipos de pessoas (somente 3 tipos):
- 1º Pessoas sonhadoras - Que querem resultados grandes, criam metas equilibradas, pensam e projetam metas a longo prazo e que desafiem todos da equipe
- 2º Pessoas que pensam pequeno - São pessoas positivas que fazem acontecer algo no dia a dia pensando sempre em um pouco a mais do que está hoje, muito operacional
- 3º Pessoas estagnadas - São aquelas que estão no cargo (sabe-se lá por qual motivo) e não agregam absolutamente nada. Não fazem ações de melhoria e mesmo com a empresa caindo não tiram a bunda da cadeira e só esperam que as coisas aconteçam sozinhas.

E aí, o que está presente ao seu lado?
O que acreditam ser importante, a pessoa que pensa no hoje, a que projeta resultados pensando no amanhã ou o estagnado?



Uma história de 4 pessoas

"Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Havia um importante trabalho há ser feito, e TODO MUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.

QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM fez.

ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.

TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.

No final TODO MUNDO culpou ALGUÉM porque NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito."

E aí, costumam ver muito disso?!

 

E me adicione no facebook ao final da página e fique por dentro das novidades!



Espírito de equipe, você sabe mesmo o que é?

Espírito de equipe

Qual o conceito que você tem por equipe?
Um grupo de pessoas cada um fazendo seu papel?
Cada um focado no objetivo sempre olhando adiante?

Será que este conceito está correto?

Equipe é mais do que isso, é cada pessoa unida pelo mesmo objetivo trabalhando em conjunto suas dificuldades.

Pense nisso!

E me adicione no facebook ao final da página e fique por dentro das novidades!

 



Plano de Carreira. É importante?

Plano de Carreira

Empresas devem ou não estabelecer plano de carreira para seus colaboradores?

Todo e qualquer profissional com algum diferencial tem sempre algo que os demais não possuem com tanto foco: um objetivo, uma meta onde pretende chegar.

Um plano de carreira é importante na empresa para ajudar a identificar pessoas especiais, com visão que vai além dos demais e assim, claro, ajudá-la a atingir suas metas. É sempre importante manter isto claro a seus colaboradores sempre os mantendo motivados em busca de seus objetivos e metas na empresa.

Todo profissional que trabalha em busca de objetivos deve sempre estar preparando se atualizando com informações e conhecimento. Não deve esperar por alguma oportunidade sem se preparar a cada dia.

As empresas tem sempre a ganhar com este plano, seus colaboradores sempre focam em busca de resultados se dedicando sempre às atividades de melhoria. Os resultados mensais dos indicadores são mais fáceis de serem atingidos.

Mas, nem todas as empresas pensam assim. Colaboradores são somente números que a todo instante são trocados em um círculo vicioso sem limites, os indicadores sempre ruins e raramente se vê melhorias em seu processo e nesse círculo ruim os poucos que tentam se destacar acabam ocultos pelo desinteresse da empresa.

Uma empresa que não tem interesse que seus colaboradores cresçam tem sempre como resultado: colaboradores desinteressados, desmotivados, nunca atingem metas, índice de faltas elevados e por aí vai... E a culpa destes resultados é sempre a mesma na boca da empesa: é a mão de obra que não é qualificada! E por qual motivo os colaboradores irão dar o máximo de si por uma empresa que não dá valor nenhum por eles?

Empresas que quando aberta qualquer vaga interna tem determinação de seu "Gerente Geral" que para a vaga não quer ninguém de dentro da empresa e sim de fora que futuro vai ter? Só se poderá esperar resultados ruins, onde o cheiro podre começa na ponta de cima da organização e termina no chão de fábrica.

E aí, qual organização acreditam que realmente tem futuro? A que organiza um plano de carreira para seus colaboradores ou as que veem seus colaboradores somente como números?

 


Motivação

Motivação

Um ótimo vídeo do Deivison Pedroza para reflexão!

 



É importante um bom atendimento?

Como o cliente pode estar em primeiro lugar se a empresa não valoriza nem capacita quem o atende?

Li um artigo no portal http://administradores.com.br/ e resolvi compartilhar com todos vocês, pois o autor, Vitor Corrêa, colocou bem explícito o que vemos em muitas vezes das empresas.

Me adicione no facebook e fique por dentro das novidades!

Continue Lendo

 


Fundição - A importância do tempo de banca na moldagem

tempo de banca na moldagem

No processo de moldagem, sabemos sempre da pressão que é para que tenha no fim do dia um volume bom de moldes prontos. No meio desta pressão um detalhe importante que não podemos deixar de controlar é o tempo de banca da areia com a resina, isto é muito importante para a qualidade do molde e na redução de defeitos superficiais no fundido.

Sabemos que o tempo de banca é determinado pelo tempo de moldagem, se menor que o tempo de moldagem se torna favorável a perda de qualidade. Mas sempre temos também pela pressão que dar uma margem segura para redução deste tempo.

Em alguns estudos que fiz com um tempo de banca igual ao tempo de moldagem considerando 100%, se mantendo o TB a 80% do TM, ainda é possível evitar defeitos superficiais.

Com um histórico que levantei, adaptei um arquivo que pode também ser visualizado no celular, onde informando o valor da temperatura ambiente e peso do molde de areia a ser moldado, já me indica o valor em Hz para o catalizador que deve estar programado no equipamento. Isto vai facilitar no decorrer do dia com a mudança de temperatura e peso do molde saber o valor de trabalho do catalisador.

Na rotina de vocês, como que trabalham com a questão tempo de banca x tempo de moldagem?

Entrem em contato!

 


As sete Ferramentas da Qualidade

sete Ferramentas da Qualidade

Você sabe qual Ferramenta da Qualidade usar pra cada situação?


Muitos conhecem as ferramentas da qualidade, mas algo que nem todos podem saber é: Será que estão usando corretamente estas ferramentas?

Kaoru Ishikawa (1915-1989) organizou as sete ferramentas da qualidadesabendo que 95% dos problemas poderiam ser resolvidos por estas ferramentas e qualquer pessoa poderia utilizá-la na empresa.

 

Continue Lendo



A tartaruga em cima do poste

sete Ferramentas da Qualidade

Muitos já devem conhecer o conto da tartaruga em cima do poste. Uma coisa deste conto que nos leva a refletir em nosso dia a dia é quantas tartarugas vemos em cima do poste no nosso trabalho. Pessoas que gastam 5 anos em uma faculdade de engenharia e não conseguem enxergar absolutamente nada do que acontece no processo da empresa e com uma arrogância de se auto-acharem conhecedores de tudo sem nunca consultar a opinião de quem está trabalhando duro e direto no processo. Pessoas com "bundinha de seda" que ficam o dia todo sentado comendo biscoito, tomando café e raramente ao saírem vão somente atrapalhar o trabalho de quem está no processo tentando fazer algo para melhorar as coisas.

Para os que não conhecem o conto da tartaruga, segue abaixo:

"Enquanto suturava um ferimento na mão de um velho gari, cortada por um caco de vidro indevidamente jogado no lixo, o médico e o paciente começaram a conversar sobre o país, o governo e, fatalmente, sobre trabalho em empresas.

O velhinho disse:

Bom, o senhor sabe..... há alguns gestores que são como uma tartaruga em cima do poste....

Sem saber o que o gari quis dizer, o médico perguntou o que significava uma tartaruga num poste.

E o gari respondeu:
"É quando o senhor vai indo por uma estradinha, vê um poste e lá em cima tem uma tartaruga tentando se equilibrar. Isso é uma tartaruga num poste."

Diante da cara de interrogação do médico, o velho acrescentou:

  • - Você não entende como ela chegou lá;

  • - Você não acredita que ela esteja lá;

  • - Você sabe que ela não subiu lá sozinha;

  • - Você sabe que ela não deveria nem poderia estar lá;

  • - Você sabe que ela não vai fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;

  • - Você não entende porque a colocaram lá;

Então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá, e providenciar para que nunca mais suba, pois lá em cima definitivamente não é o lugar dela".

 

Então uma dica para os que estiverem estudando ou terminaram a faculdade: "Aprendam a ouvir as pessoas que trabalham no processo, colaboradores... Na faculdade vocês aprendem números, a vivência dos problemas não se aprende sem ser no dia a dia do trabalho e ouvindo as pessoas. Não sejam arrogantes e mostrar aos outros que a visão que tem é inútil".

 


Ao Mestre com carinho!

dia dos Professores

Dia 15 de Outubro está chegando juntamente com o dia dos Professores e venho aproveitar para deixar uma mensagem a todos os professores que de coração se dedicam a levar conhecimento, mesmo diante deste sistema ineficiente de ensino que temos hoje.


Não podia deixar esta data passar em branco, afinal, eu e acredito que todos os que estão lendo aqui, devemos muito a eles. Professores que não trouxeram apenas conhecimento, mas também caráter que junto do conhecimento nos fizeram ser o que somos hoje.

É claro que hoje o sistema de ensino está cada vez mais podre, não por culpa deles, mas em meu ponto de vista está do jeito que o governo quer. Pessoas nas escolas com pouca instrução incapazes de ter conhecimento suficiente para se opor a toda esta corrupção que se tem no país. Professores que são obrigados a irem para as salas de aula e serem desrespeitados por alunos hipócritas que além de não serem nada se acham bons o suficiente para tratar da forma que querem o professores sem que estes possam fazer algo. Hipócritas estes que passam anos na escola e ao sair não sabem sequer escrever uma frase maior que 10 palavras sem cometer erros absurdos no português.

Mesmo assim, temos professores e que acredito ser injusto chamá-los de professores, mas sim Mestres, que se dedicam muito para mudar um pouco que seja este cenário que tem piorado cada vez mais.

Dedico esta mensagem a todos estes Mestres que contribuem para melhorar nosso futuro, em especial a uma professora que tive no ensino fundamental, mais precisamente na 3ª série que não é menos importante que os demais, afinal, pra se crescer e chegar a algum lugar é preciso de uma base para nos sustentar. O nome dela é Prof. Dalva, e é muito bom saber que apesar de muitos anos depois (20 anos) sem nos ver e ao passar ao lado dela, ainda se recordar de mim e me chamando pelo nome! É gratificante saber que não somos só mais um dos alunos e que embora após muito tempo se recordem de nós.  A todos, sou muito grato pelo tempo que estive como aluno e torço para que no caminho que eu percorrer, ainda possa encontrá-los novamente e aprender um pouco mais!

Então, meu muito obrigado a todos os Mestres do ensino que diariamente nos trazem um pouco de conhecimento para que possamos estar cada vez mais perto da nossa “luz no fim do túnel”!

Como frase final, deixo uma do capítulo “Adeus” do seriado “Anos Incríveis”, que deixou saudades. Quem não o conhece indico para assistir, terão inúmeras aulas de valores e vivência que tem se perdido com os anos...

“Professores nunca morrem. Vivem em sua memória para sempre. Eles estavam lá quando você chegou; eles ficaram lá quando você foi embora. Como se fossem parte da escola. Às vezes lhe ensinavam alguma coisa, mas não com muita frequência. E você nunca chegava a conhecê-los realmente nem eles a você. Ainda sim, por algum tempo, você acreditava neles. E, se tivesse sorte, talvez um deles acreditasse em você.”

 

Parabéns Mestres!

 


Você sabe o que é sinergia?

sinergia

Eu visitei um blog interessante e vou compartilhar uma matéria com vocês para ajudar as idéias de espírito de equipe.


Sinergia é integração. De origem grega a palavra significa cooperação e trabalho, isso quer dizer que as somas das partes é maior do que o todo, porque as energias se unem em prol de um fim comum.

No contexto corporativo sinergia são todas as movimentações internas da empresa seguindo uma linha mestra em favor do crescimento da corporação.

Assim, a sinergia é um fator determinante para maximizar a comunicação na empresa. Ao participar e principalmente compartilhar os valores e as diretrizes da casa, o profissional fica sintonizado com a cultura organizacional e se posiciona lado a lado da sinergia da empresa.

Por isso, deve-se articular com a cultura e o sistema da organização, garantindo uma maior convergência e coerência em todas as suas ações o que trará por consequência as conquistas esperadas.

Além de ser ativo no networking e nos mais diversos relacionamentos, seu papel nesse cenário é estar receptivo aos canais de comunicação que alinhados viabilizam o efeito sinérgico tão esperado.

Ao tomar essa atitude, mantemos a via de comunicação aberta para a circulação de ideias e o mais importante: comunica-se intimamente com o mundo empresarial ao seu redor.

Em vez de vermos as situações pelo lado negativo, sempre tendo um que perder para o outro ganhar, buscaremos o ganha-ganha das situações. Substituir a palavra eu e você por nós já é um bom começo. Se juntarmos as energias para conquistar um mesmo objetivo, descobriremos o verdadeiro significado da palavra sinergia.

Lembre-se: “a vida é um projeto que você mesmo constrói”.

Nossas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a “casa” em que vamos morar amanhã. Portanto, construiremos com sabedoria, dedicação e amor.

matéria do blog: http://blog.passadori.com.br

 

E por fim, uma frase que acho bem interessante:

Para os que pensam: "Devagar se chega lá"

É bom saber também que: "Boi lerdo bebe água suja"

Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, corram atrás de novos conhecimentos, pois o mercado de trabalho não irá esperar sua vontade.



O custo da má-qualidade

sinergia

Você está em uma destas empresas que a qualidade é só um departamento que atende os clientes? Então irá se identificar profundamente com o vídeo.

Ví no Qualiblog!

 

 


Motivação

Estarei utilizando este espaço para poder divulgar algumas mensagens de motivação, liderança e outras coisas.


Acredito que focar este assunto é essencial para ajudar a desenvolver pessoas. Se quiserem colaborar também, entrem em contato por email.

Neste primeiro vídeo, coloco uma mensagem fantástica de uma pessoa que há décadas "brinca" com os nossos sonhos e imaginações!
Walt Disney

 



Os 10 mandamentos de um líder

mandamentos de um líder

Você sabe o que é ser um líder?


Em uma matéria abaixo já fiz um comentário sobre liderança, mas é um assunto que vale a pena ser comentado novamente.
Ser um líder não é só ocupar um cargo, é ter o grupo todo em suas mãos colaborando para o atingimento das metas, respeitando a todos e dando as condições necessárias para que realizem seus trabalhos.


Muitas pessoas não são nem de perto líderes para o grupo em que trabalha, acreditam que ser líder é somente ter um registro em carteira e pronto!

Coloco este vídeo abaixo para que reflitam e pensem se realmente estão no caminho certo.
O autor do vídeo se chama Nilton Pedreira e a produção Luis Carlos de Souza, parabéns pela edição!

 



Quando nossa formação é colocada como insignificante pelas empresas?

Uma coisa natural de todos (ou maioria) é sempre buscar qualificação para poder ter boas oportunidades e melhorar sua vida financeira. Entre as qualificações estão: faculdade, cursos técnicos, inglês, cursos complementares etc... Aliás, quem se qualifica para que não seja ter uma oportunidade melhor e melhor situação financeira?

Mas e as empresas, o que algumas pensam disto?

Vou colocar abaixo um anúncio de vaga que fiquei pasmo ao ler vendo que para esta empresa as pessoas se qualificam com nível superior para ganhar pouco mais de um salário mínimo!

Vejam o anúncio (prefiro nem citar o nome da empresa, ela não vale sequer ser citada):

A ****** EM PARCERIA COM GRANDE EMPRESA DE CONTACT CENTER seleciona candidatos para a vaga de REPRESENTANTE DE ATENDIMENTO SOMENTE AMANHA ÁS 8:50 (10 VAGAS) para CAMPINAS E RMC / SP.


Requisitos:

Maiores de 25 anos, Possuir experiência em Call Center, É necessário ter o ensino superior completo ou estar cursando.

Benefícios:
Vale Transporte até o centro de campinas, do centro até a empresa fretado; Vale Refeição de 4,70 ao dia; Assistência Médica, Assistência Odontológica após 3 meses; Auxilio Creche de 136,00 e descontos em faculdades.


Salário: R$ 686,00

Pergunto-me, quem se qualifica com curso superior para ganhar R$ 686,00?



A Qualidade sem Meio Ambiente

Qualidade sem Meio Ambiente

Exemplo sujo de empresa


É normal hoje em dia, empresas colocarem grandes banners com política de meio ambiente, mas no fundo não passarem de enganação para clientes e para a própria comunidade com suas leis ambientais.


Veremos nessa matéria fotos de uma empresa no interior de SP sem o menor respeito com o meio ambiente devido a pura falta de vergonha na cara de quem gerencia a mesma.

Continue Lendo

 


Faturamento x Qualidade

Faturamento x Qualidade

As cinco doenças fatais da administração (Deming)

Qualquer processo de melhoria é sempre complicado. Muitos sabem o que fazer para melhorar dentro da empresa, mas preferem deixar que os outros façam, afirma William Edwards Deming. Mas também podemos dizer que não apenas muitos sabem o que fazer, não apenas preferem deixar que os outros façam, como também não gostam de ver quando os outros fazem. Sentem inveja, pois a proatividade do vizinho incomoda.

Continue Lendo

 


As Empresas em época de auditoria

época de auditoria

Como é a transformação das empresas quando chegam as auditorias?


No anteceder e nos dias de auditoria é sempre a mesma coisa (tenho certeza que em mais de 50% delas é igual), arruma daqui, esconde dali. Tudo para parecer que somos sempre limpos e organizados. Nenhum papel em cima da mesa – fica parecendo até que ninguém trabalha naquele lugar. Verificar se todos os registros estão atualizados, quadros e banners de gestão a vista com dados atuais e com carinhas verdes (quem se arrisca a colocar carinha vermelha no quadro bem no dia da auditoria? O bom auditor já fará a ligação: Carinha vermelha -> Não Conformidade -> Ações corretivas) Óbvio! Pouca gente circulando na área e de preferência ficar somente o “escolhido a dedo” que já tem todas as respostas decoradas para dar o auditor.

Continue Lendo

 


IMDS

IMDS

Visando a falta de conhecimento de muitas empresas sobre este assunto, coloco uma matéria para que possam entender melhor sobre este requisito que hoje é obrigatório para quem trabalha no meio automotivo e que logo logo outras áreas possivelmente serão incluídas.

 

 

Continue Lendo

 


PDCA

pdca

Entendendo

O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act / Planejar-Fazer-Verificar-Agir) consiste em uma seqüência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido. É uma ferramenta que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução de tais projetos / processo. É também utilizada para o planejamento de testes para obtenção de informações a respeito de um processo, antes da implementação de uma melhoria.

Continue Lendo

 


Comunicação

comunicação nas empresas

O valor da comunicação nas empresas

Atualmente, quantas vezes já ouvimos falar que "estamos na era das informações"? Aí vem a pergunta: De que adiantam ter tantas ou todas as informações se não sabemos comunicá-la corretamente?

 

Continue Lendo

 


Liderança

Liderança

Como é trabalhar com qualidade com os exemplos de lideranças que ainda temos em muitas empresas?

No modelo tradicional de comando e controle, há normalmente um fluxo de energia de baixo para cima para sustentar as hierarquias, a estrutura não é montada na confiança, mas no controle sobre as pessoas...

 

Continue Lendo

 


MASP - Comentários sobre a importância de um estudo bem realizado

masp

Metodologia de Análise e Solução de Problemas

Introdução
MASP se baseia na obtenção de dados  que justifiquem ou comprovem fatos previamente levantados e que comprovadamente causem problemas...

 

Continue Lendo

 


Kaizen - Melhoria Contínua

Kaizen - Melhoria Contínua

Kaizen significa melhoramento. Mais ainda, Kaizen significa contínuo melhoramento, envolvendo todos, inclusive gerentes e colaboradores. A filosofia do Kaizen afirma que o nosso modo de vida - seja no trabalho, na sociedade ou em casa - merece ser constantemente melhorado...

 

 

Continue Lendo

 


Brainstorming

Brainstorming

O brainstorming é uma excelente ferramenta para geração de muitas idéias sobre um tema pré definido. Estimula a criatividade e a inovação das pessoas através do envolvimento entre os participantes e gera em cada colaborador a sensação de contribuição para o trabalho ou melhoria a ser implementada. Em geral é conduzido por um membro durante uma reunião de geração e discussão de idéias com pessoas que podem ser de diversas áreas e inclusive empresas...

 

Continue Lendo

 


Os desperdícios de produção

desperdícios de produção

Um dos problemas sérios que acontecem na produção e consequentemente quem trabalha na qualidade tem muita, mas muita dor de cabeça são os desperdícios.

A falta de preparo e em alguns casos a falta de vontade dos líderes na resolução dos problemas alavancam estes índices...

 

Continue Lendo

 


Os 10 mandamentos da Qualidade

Um texto muito bom que li já faz um certo tempo, estarei colocando para compartilhar com vocês. Muitos devem ter lido, mas muitos tenho certeza que não.

 

 

 

Continue Lendo

 


Jogo: Sonic no Excel

Sonic no Excel

Disponibilizo para baixarem o jogo Sonic.
Muitos sei que irão adorar, pois é um jogo que deixou saudades!

A planilha contém Macro, deixe as configurações de segurança da macro baixas para poder jogá-lo.

 

Formato: .xls
Disposição: Desbloqueada
Tamanho: 1.13 mb

Link 1 Direto